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Planejamento para Negócios

Você esta fazendo o seu?
Calma muita gente também não esta fazendo,
então vamos começar agora





Clique no Botão acima, e tire a papelada da sua frente.

“Não se gerencia o que não se mede,
não se mede o que não se define,
não se define o que não se entende,
e não há sucesso no que não se gerencia”

William Edwards Deming

Pensando nisso, resolvemos compartilhar nosso entendimento sobre a utilidade de cada um dos 3 principais modelos de planejamento:

PLANO DE NEGÓCIOS

Ideal para Você , que esta começando. Traz todas as informações contidas no CANVAS. Porém de maneira mais detalhada. No Plano de Negócios, também são descritas as Diretrizes da Empresa, Missão, Visão e Valores; as etapas da operação, os chamados processos, as estratégias de marketing e as projeções financeiras. Assim como DRE, balanço, ponto de Equilíbrio, cálculo do capital de giro necessário, prazo para o retorno do investimento, entre outras informações.

Este modelo é ideal para quem busca investimento para o Negócio.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Baseado nas Diretrizes do negócio – missão, visão e valores – analisa a empresa no cenário em que atua, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Além de definir as estratégias a serem utilizadas na busca de sua melhor performance. O exercício do Planejamento Estratégico deve produzir um plano de ação com metas para um período. O ideal é que sigam o conceito SMART:

Specific (Específica), Mensurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevante), Time-Based (Temporal).

Tão importante quanto o estabelecimento do Plano é o seu acompanhamento.

CANVAS (Business Model Canvas)

É o mais prático. Você simplesmente desenha o modelo do seu negócio.
Ele é dividido em 9 blocos:

  1. Proposta de Valor: O que sua empresa vai oferecer para o mercado, que terá valor para o seu cliente e a solução para o problema que você identificou no mercado;
  2. Segmento de Clientes: Quem é esse público, cuja sua solução resolve o problema? Quanto mais definido, sejam idade, sexo, escolaridade e hábitos, melhor para a definição das estratégias do negócio;
  3. Canais: Como o cliente comprará e receberá os produtos ou serviços – telefone, email, redes sociais, site e/ou loja física?
  4. Relacionamento com o cliente: Como você vai se relacionar com o cliente antes, durante e depois da compra?
  5. Atividades-chaves: Para entregar a sua proposta de valor para o cliente, quais serão suas atividades essenciais? Ou seja, como será sua operação?
  6. Recursos principais: Para realizar as atividades-chaves, quais recursos serão necessários: capital de giro, pessoas, máquinas, tecnologia…
  7. Parceiros chaves: Habitualmente, as empresas terceirizam parte de suas atividades. Neste item, estes parceiros são listados, sejam a transportadora que entregará os produtos, a empresa que fornecerá o software, por exemplo;
  8. Estrutura de Custos: Quais serão os gastos necessários para o funcionamento do negócio? Entenda gastos como fixos e variáveis. Entre eles: aluguel, folha de pagamentos, investimento em marketing, comissões, impostos etc;
  9. Fontes de Receita: Como você vai fazer dinheiro com este negócio? Mensalidades, venda pontual, comissionamento e/ou retorno sobre o investimento.

Então vamos começar agora o planejamento da sua empresa?

Nos conte um pouco da sua empresa na próxima página, vamos te ajudar a dar o próximo passo.

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É uma batalha cuidar de todas as licenças do Mercado Farmacêutico: ANVISA, VISA, CRF SNGPC, AF. Um Contador que entenda disto é um diferencial, desta forma fico à vontade para gerir meus negócios.

Geris Aquino

Empresária do Ramo Farmacêutico

Minha vida é muito corrida por isso preciso que meu contador seja familiarizado com o meu segmento. Na Viancont não preciso me preocupar com nada. Eles sabem exatamente do que preciso. Isso me dá mais segurança com as questões contábeis.

Alexandre Santa Rosa

Advogado