WhatsApp: (71) 3034-1900 ou (71) 9 8849-2335 atendimento@viacont.com.br




Planejamento para Negócios

Você esta fazendo o seu?
Calma muita gente também não esta fazendo,
então vamos começar agora





Clique no Botão acima, e tire a papelada da sua frente.

“Não se gerencia o que não se mede,
não se mede o que não se define,
não se define o que não se entende,
e não há sucesso no que não se gerencia”

William Edwards Deming

Pensando nisso, resolvemos compartilhar nosso entendimento sobre a utilidade de cada um dos 3 principais modelos de planejamento:

PLANO DE NEGÓCIOS

Ideal para Você , que esta começando. Traz todas as informações contidas no CANVAS. Porém de maneira mais detalhada. No Plano de Negócios, também são descritas as Diretrizes da Empresa, Missão, Visão e Valores; as etapas da operação, os chamados processos, as estratégias de marketing e as projeções financeiras. Assim como DRE, balanço, ponto de Equilíbrio, cálculo do capital de giro necessário, prazo para o retorno do investimento, entre outras informações.

Este modelo é ideal para quem busca investimento para o Negócio.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Baseado nas Diretrizes do negócio – missão, visão e valores – analisa a empresa no cenário em que atua, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Além de definir as estratégias a serem utilizadas na busca de sua melhor performance. O exercício do Planejamento Estratégico deve produzir um plano de ação com metas para um período. O ideal é que sigam o conceito SMART:

Specific (Específica), Mensurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevante), Time-Based (Temporal).

Tão importante quanto o estabelecimento do Plano é o seu acompanhamento.

CANVAS (Business Model Canvas)

É o mais prático. Você simplesmente desenha o modelo do seu negócio.
Ele é dividido em 9 blocos:

  1. Proposta de Valor: O que sua empresa vai oferecer para o mercado, que terá valor para o seu cliente e a solução para o problema que você identificou no mercado;
  2. Segmento de Clientes: Quem é esse público, cuja sua solução resolve o problema? Quanto mais definido, sejam idade, sexo, escolaridade e hábitos, melhor para a definição das estratégias do negócio;
  3. Canais: Como o cliente comprará e receberá os produtos ou serviços – telefone, email, redes sociais, site e/ou loja física?
  4. Relacionamento com o cliente: Como você vai se relacionar com o cliente antes, durante e depois da compra?
  5. Atividades-chaves: Para entregar a sua proposta de valor para o cliente, quais serão suas atividades essenciais? Ou seja, como será sua operação?
  6. Recursos principais: Para realizar as atividades-chaves, quais recursos serão necessários: capital de giro, pessoas, máquinas, tecnologia…
  7. Parceiros chaves: Habitualmente, as empresas terceirizam parte de suas atividades. Neste item, estes parceiros são listados, sejam a transportadora que entregará os produtos, a empresa que fornecerá o software, por exemplo;
  8. Estrutura de Custos: Quais serão os gastos necessários para o funcionamento do negócio? Entenda gastos como fixos e variáveis. Entre eles: aluguel, folha de pagamentos, investimento em marketing, comissões, impostos etc;
  9. Fontes de Receita: Como você vai fazer dinheiro com este negócio? Mensalidades, venda pontual, comissionamento e/ou retorno sobre o investimento.

Então vamos começar agora o planejamento da sua empresa?

Nos conte um pouco da sua empresa na próxima página, vamos te ajudar a dar o próximo passo.

histórias de quem já
conheceu nosso trabalho de perto

É uma batalha cuidar de todas as licenças do Mercado Farmacêutico: ANVISA, VISA, CRF SNGPC, AF. Um Contador que entenda disto é um diferencial, desta forma fico à vontade para gerir meus negócios.

Geris Aquino

Empresária do Ramo Farmacêutico

Minha vida é muito corrida por isso preciso que meu contador seja familiarizado com o meu segmento. Na Viancont não preciso me preocupar com nada. Eles sabem exatamente do que preciso. Isso me dá mais segurança com as questões contábeis.

Alexandre Santa Rosa

Advogado

Olá! fale com a gente